Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    art. 96, inc. I, da CF

    estudando direito penal e processo penal com o professor Ricardo Caires dos Santos

    há 4 anos

    a autonomia administrativa dos tribunais na elaboração de seu regimento interno, que possui suas balizas no art. 96, inc. I, da CF, deve obrigatoriamente observar às normas processuais, que têm prevalência sobre os regimentos internos.

    No ponto, precisa é a lição do em. Des. Do TJPR, JOSÉ MAURÍCIO PINTO DE ALMDEIA: “De se ressaltar, também, que a inobservância ao parágrafo único do artigo 930 do Código de Processo Civil por alguns regimentos internos dos tribunais, para além de violar o preceito constitucional do artigo 96, I, da Constituição Federal, o faz também em relação ao artigo 22, I, da mesma carta fundamental, pois, competindo à União legislar sobre processo, a norma regimental não poderá ir além do previsto no atual CPC relativamente à prevenção do relator, principalmente lhe retirando a competência absoluta para atuar no processo” (Disponível em: https://www.conjur.com.br/2019-mai-16/jose-almeida-regra-prevencao-competenciaabsoluta-relator).

    fonte de estudo conjur

    • Sobre o autorPerito Audiovisual Judicial nomeado pelo TJSP eTRT2
    • Publicações260
    • Seguidores103
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/art-96-inc-i-da-cf/862927957

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)