Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como funciona a cadeia de custódia da prova pericial em mídias digitais?

Professor e Perito Judicial Ricardo Caires dos Santos explica a sobre a cadeia de custodia da prova pericial.

há 4 anos

Professor e Perito Judicial Ricardo Caires dos Santos explica a sobre a cadeia de custodia da prova pericial.

A cadeia de custódia contribui para a validação da prova pericial e o respectivo laudo gerado.

A responsabilidade de manutenção da idoneidade processual é compartilhada a todos os agentes do Estado envolvidos, incluindo o perito oficial ou Judicial.

A necessidade de procedimentos padronizados é necessária, para que diante dos questionamentos da defesa do acusado, as provas periciais permaneçam robustas e confiáveis, servindo de elemento de convicção do juiz.

A prova pericial é, dentre as provas produzidas na persecução penal, a que mais baseia a decisão dos juristas. Seu poder de convencimento está amparado em características como imparcialidade e embasamento científico.

Entretanto, por mais que os avanços tecnológico e científico venham contribuindo com as ciências forenses, não representam garantia que estas evidências serão aceitas como prova pericial pela justiça (SAMPAIO, 2006). Para garantir a validade dos exames periciais, os expertos devem respeitar a cadeia de custódia, que seria a documentação que o laboratório possui com a intenção de rastrear todas as operações realizadas com cada vestígio, desde a coleta no local do crime até a completa destruição (CHASIN, 2008).

Segue abaixo analise de imagem

Segue abaixo analise audio

A cadeia de custódia contribui para manter e documentar a história cronológica da evidência, para rastrear a posse e o manuseio da amostra a partir do preparo do recipiente coletor, da coleta, do transporte, do recebimento, da análise e do armazenamento. Inclui toda a seqüência de posse.

No mundo forense, todas as amostras são recebidas como evidências. São analisadas e o seu resultado é apresentado na forma de laudo para ser utilizado na persecução penal. As amostras devem ser manuseadas de forma cautelosa, para tentar evitar futuras alegações de adulteração ou má conduta que possam comprometer as decisões relacionadas ao caso em questão. O detalhamento dos procedimentos deve ser minucioso, para tornar o procedimento robusto e confiável, deixando o laudo técnico produzido, com teor irrefutável. A sequência dos fatos é essencial: quem manuseou, como manuseou, onde o vestígio foi obtido, como armazenou-se, por que manuseou-se.

O fato de assegurar a memória de todas as fases do processo constitui um protocolo legal que possibilita garantir a idoneidade do caminho que a amostra percorreu. (NÓBREGA, 2006).

fonte de estudo código penal e processo penal e material de imagem e áudio- Editora Millenniu - Autor Joel Ribeiro Fernandes - Pericias em áudios e imagens forenses.

Professor e Perito Judicial Ricardo Caires dos Santos

E-mail: ricardocairesperitojudicial@yahoo.com.br

www.ricardocairesperito.com.br

  • Sobre o autorPerito Audiovisual Judicial nomeado pelo TJSP eTRT2
  • Publicações259
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações728
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-funciona-a-cadeia-de-custodia-da-prova-pericial-em-midias-digitais/823785568

Informações relacionadas

Facto Advocacia, Advogado
Modeloshá 5 meses

Golpe do frete a combinar mercado livre

Dr Ricardo Caires dos Santos, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

A preservação da cadeia de custódia onde foi armazenado a imagem do circuito de filmagem

Direito e tecnologia
Artigoshá 2 anos

A Cadeia de Custódia em Provas Digitais

Dr Ricardo Caires dos Santos, Bacharel em Direito
Notíciashá 4 anos

Código de processo penal fala da cadeia de custodia envolve mídias digitais até a balística forense

Leon Ancillotti, Advogado
Artigosano passado

A prova digital e a cadeia de custódia: análise do julgado do STJ que invalidou áudio extraído de WhatsApp

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uma dúvida sou perita grafotécnica e um dos quesitos o assistente técnico pede para relatar sobre a cadeia de custodia, minha dúvida é onde na grafoscopia a cadeia de custodia entra, e se é possível? continuar lendo